Ponte provisória entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis começa a ser instalada, com entrega prevista em 12 de setembro
Nesta quarta-feira, 21 de agosto, teve início a instalação das galerias de concreto que darão suporte à passagem provisória sobre o Rio Caí, ligando Caxias do Sul a Nova Petrópolis. A expectativa é que a estrutura provisória esteja pronta até o dia 12 de setembro. O trabalho acontece em Vila Cristina, onde as primeiras 18 galerias chegaram na terça-feira, 20. No total, serão utilizadas 88 galerias, com comprimentos variando entre 33 e 39,6 metros, sendo 40 instaladas em um lado do rio e 48 no outro.
Essas galerias são parte fundamental do projeto temporário, e a sua instalação está sujeita às condições climáticas, conforme informações da equipe do Programa de Aceleração Pontes do Sul.
A construção da passagem provisória, orçada em R$ 1.854.957,49, já conta com avanços, como a preparação do acesso, que começou em 12 de agosto. Naquela data, as pedras que seriam usadas na cabeceira da ponte planejada anteriormente pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) foram redirecionadas para essa nova estrutura.
Enquanto isso, o Dnit segue com as obras da ponte definitiva, que será maior e mais robusta do que a estrutura anterior, com 180 metros de comprimento e 13 metros de largura. A conclusão dessa ponte permanente está programada para fevereiro de 2025, trazendo uma solução duradoura para a conexão entre as duas cidades.